Transtorno Depressivo

Depressão tem tratamento.

O Transtorno Depressivo maior tem a prevalência mais alta ao longo da vida (cerca de

17%) de todos os transtornos psiquiátricos.

Na depressão, o paciente permanece por um período de pelo menos duas semanas onde, na maior parte do tempo e na maior parte dos dias sente-se com humor deprimido ou sem prazer pelas coisas que costumava sentir prazer. Também pode haver sentimento de culpa ou inutilidade excessiva, pensamentos sobre morte, alterações em apetite ou peso, alterações no sono, alterações na velocidade de pensamentos e movimentos, diminuição da energia, diminuição da concentração ou aumento na indecisão.

A depressão tem a prevalência duas vezes maior em mulheres, com idade de início por volta dos 20-50 anos. Atualmente, há um aumento nas taxas de depressão tanto na infância quanto na senilidade.

As causas são multifatoriais. Algumas teorias cogitam que a depleção de serotonina no líquido cerebro espinal pode precipitar depressão, mas veja bem: a serotonina NÂO deve ser dosada em sangue periférico! Não há nenhuma evidência confiável de que injeções de serotonina possam melhorar qualquer transtorno mental. Outros neurotransmissores também podem estar envolvidos, como a dopamina e a noradrenalina-por exemplo. Uma das teorias atuais acredita que alguns medicamentos ou tratamentos podem ajudar a regular a expressão gênica de proteínas que armazenam ou liberam os neurotransmissores dentro do nosso cérebro, além de outros mecanismos de ação que ainda estão sendo estudados. Os tratamentos para depressão são considerados eficazes, mas podem demorar um pouco para começarem a fazer efeito. E, na maioria das vezes, isso pode demorar de 4-8 semanas após ter chegado a uma dose que faça efeito e também seja tolerada pelo paciente. Algumas medicações, como cetamina e escetamina podem ter um efeito impactante já nas primeiras 24 horas, mas normalmente não são utilizadas de imediato, até mesmo porque após a melhora dos sintomas é necessário fazer um tratamento de manutenção, para prevenir que ocorram recaídas.

Levando em consideração que a gênese dos transtornos mentais é composta de aspectos biológicos, psicológicos e sociais; os tratamentos em psiquiatria costumam contemplar as três áreas.

Próximo
Próximo

Transtorno de Humor Bipolar